Gestão e Negócios

Contabilidade digital e colaborativa: as vantagens do novo modelo de trabalho

Contabilidade digital e colaborativa: as vantagens do novo modelo de trabalho

Hoje os empresários valorizam a proatividade. Valorizam o apoio nas decisões estratégicas. Mas também hoje os contabilistas já podem dedicar-se à análise do negócio dos seus clientes e prestar um verdadeiro serviço de consultoria de gestão. Podem potenciar os seus conhecimentos e contribuir para a gestão do negócio dos seus clientes de forma mais dinâmica. Só assim conseguem realmente entrar no mundo da contabilidade digital e colaborativa e posicionarem-se como consultores indispensáveis para a tomada de decisões estratégicas.

A mudança de paradigma no setor da contabilidade

Se, por um lado e durante muitos anos, os contabilistas estavam muito associados a processos burocráticos e manuais, por outro já começamos a observar uma evolução dos seus papéis nas organizações. 

Por que razão isso é importante? Porque a concorrência entre os serviços prestados é cada vez maior e o nível de diferenciação é menor – nomeadamente no que respeita aos serviços mais rotineiros e de menor valor acrescentado.

Com os sistemas tradicionais cada vez mais automatizados e padronizados, onde algumas tarefas são agora completadas com o pressionar de um simples botão, o futuro dos contabilistas irá agora centrar-se numa posição mais estratégica e de planeamento.

Mas este modelo estratégico de trabalho apenas pode ser alcançado de uma forma: investindo numa forma de trabalho mais digital e, muitas vezes, colaborativa. É a contabilidade digital que possibilita e facilita esta desburocratização e automatização de processos.

Mas, afinal, o que é a Contabilidade Digital?

A resposta é simples: trata-se de uma realidade na qual as atenções já não estão centradas nos processos, mas sim na performance das empresas clientes.

O foco está totalmente centrado no cliente e na entrega do máximo valor nos serviços prestados. O modelo tradicional de prestação de serviços de contabilidade já não é competitivo aos olhos dos novos gestores, mais informados, mais exigentes, mais digitais.

Mas como é possível fazer esta transição para um escritório de contabilidade digital? Também é simples: a resposta está na tecnologia. Só desta forma é possível criar escritórios de Contabilidade inteligentes, mais rentáveis, mais ágeis, mais modernos e preparados para responder às exigências da nova geração de gestores.

Como entrar no caminho da contabilidade digital e colaborativa?

Agora que conhecemos a necessidade e importância de começar a percorrer este caminho, é essencial saber como, porque a mudança de paradigma é urgente.

A nova geração de gestores (jovens empreendedores entregues à tecnologia, avessos a todo o tipo de burocracias e ávidos de soluções tecnológicas), espera que o contabilista tenha um papel pró-ativo na geração de valor. Mas além disso, espera ainda que o contabilistaseja um agente promotor da tomada de decisões estratégicas.

Tal só será possível se o contabilista delegar na tecnologia operações repetitivas. Só assim poderá entrar na era da contabilidade digital.

Quais são as vantagens da contabilidade digital e colaborativa?

Desde a integração automática de dados à possibilidade de gerir o negócio a qualquer hora e em qualquer lugar, as vantagens são (quase) infinitas. É esta integração, flexibilidade e mobilidade que permite transformar a rotina diária de um Contabilista, levando mais eficiência aos processos, rapidez de operacionalização e rigor aos dados.

A contabilidade digital traz vantagens muito claras, das quais se destacam:

Mais produtividade

Receber um monte de faturas e recibos em papel de cada um dos seus clientes, organizá-los, registá-los e lançá-los manualmente é um cenário cada vez mais ultrapassado. E é com a tecnologia hoje disponível que se torna mais simples integrar automaticamente todos os documentos ou mesmo aceder aos dados dos seus clientes e para proceder ao respetivo tratamento contabilístico. Sem trocas de informações e papéis desnecessárias.

Mais organização

O fecho de mês é, regra geral, uma correria. Os clientes enviam os documentos em cima da hora e a equipa fica exposta a um grande desgaste. Com a integração da informação, esta realidade desaparece. Os documentos são integrados automaticamente à medida que são gerados pelo cliente e, assim, é possível organizar o plano de atividades de forma mais eficiente, tendo em vista a produtividade e eficácia que apenas um escritório de contabilidade digital consegue ter.

Mais agilidade

A facilidade de acesso à informação com recurso a tecnologia é incrível. Todos sabemos disso. Com apenas alguns cliques é possível aceder a qualquer documento ou informação e não é necessário perder tempo a procurar entre pastas de arquivo. Consequentemente, a entrega da informação aos clientes e às entidades oficiais ocorre em tempo útil e ainda resta tempo para dedicar à análise dos dados. Só assim é possível explorar a informação contabilística e financeira do ponto de vista da gestão estratégica, contribuindo com importantes inputs para a gestão das empresas suas clientes. 

Mais rigor e transparência

A perda de faturas, datas trocadas, erros na introdução de documentos ou outras gralhas deixam de ser uma realidade. Com a aposta na contabilidade digital, a informação flui entre sistemas de forma natural, garantindo a coerência da informação e total transparência na relação com os clientes. Com o trabalho de introdução, lançamento e reconciliação de documentos a cargo dos sistemas, existem as condições necessárias para prestar um verdadeiro serviço de consultoria de gestão.

Como se transformar num escritório de contabilidade digital e colaborativo?

Estamos perante um panorama de aceleração e digitalização de processos. Trabalhar à distância, remotamente, mas em colaboração e em tempo real é a nova realidade. Realidade essa que apenas sublinha a importância da transformação digital e da aposta na cloud no setor da contabilidade.

E por essa razão chegou o ROSE Accounting Services: para revolucionar a gestão e aproximar contabilistas e empresários.

Esta plataforma cloud de gestão e contabilidade digital e colaborativa dá resposta às necessidades dos escritórios de contabilidade e gestores, simultaneamente, facilitando o trabalho conjunto para uma gestão mais ágil e transparente, resultado de várias vantagens:

  • Automatização do trabalho administrativo repetitivo e sujeito a erro
  • Colaboração em tempo real com os clientes numa única plataforma
  • Mecanismos de integração automática, rastreabilidade de documentos e automatismos inteligentes
  • Informação sempre atualizada, bem estruturada, organizada e de fácil acesso
  • Multidispositivo

O ROSE AS é uma plataforma com tudo o que precisa, que lhe abre margens para oferecer serviços de valor acrescentado aos seus clientes através de registos contabilísticos mais rápidos, ativos sempre em dia e a tesouraria sempre atualizada.

É contabilista e quer tirar maior partido do seu escritório de contabilidade digital? Agende uma demonstração grátis do ROSE Accounting Services e veja como oferecer o máximo valor nos serviços prestados.

Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

Outros artigos do seu interesse