Gestão e Negócios

Dividendos: o que são e como funcionam

Quando as empresas são cotadas em bolsa, veem o seu capital distribuído sob a forma de ações, cujos acionistas compram com o objetivo de que estas gerem algum rendimento. Os dividendos correspondem precisamente aos rendimentos distribuídos pelas empresas aos seus acionistas. Saiba como funciona a distribuição de dividendos neste artigo.

O que são dividendos

Os dividendos são os pagamentos que as empresas fazem aos seus acionistas, na proporção do montante das ações detidas, correspondendo a uma fração dos seus lucros. O pagamento de dividendos destina-se a recompensar os acionistas pelo seu investimento e pelo risco corrido ao colocarem o seu dinheiro naquelas ações.

Dada a definição do conceito, é importante sublinhar que, apesar de os dividendos terem por base o lucro de uma empresa, o facto de existir lucro no fim de um período não implica que haja lugar ao pagamento de dividendos. O pagamento, a periodicidade e o valor dos dividendos dependem da política de cada empresa, que pode ser atualizada anualmente.

Assim, as empresas não têm a obrigação de pagar dividendos, podendo optar por não distribuir os lucros total ou parcialmente e, por exemplo, reinvesti-los no crescimento da empresa, ou simplesmente guardá-los em tempos de incerteza económica. Havendo lugar ao pagamento de dividendos, este pode ser feito tanto anualmente como em períodos menores.

Tipos de dividendos

O mais comum é as empresas fazerem o pagamento dos dividendos diretamente nas contas bancárias dos acionistas. Contudo, existem vários tipos de dividendos que uma empresa pode decidir distribuir:

Dividendos em dinheiro

Como referido, são o tipo mais comum de dividendo e consistem no pagamento de um valor fixo por ação diretamente na conta do acionista. Pelas suas características, dependem da existência de disponibilidade de tesouraria na empresa e afetam a cotação de cada ação, que cai num valor aproximado ao do dividendo (excluindo outras influências do mercado).

Dividendos em ações

Neste caso, em vez do pagamento em dinheiro, são distribuídas novas ações aos acionistas, em proporção das ações já detidas. Esta opção não afeta a disponibilidade de tesouraria da empresa e aumenta o número de ações em circulação.

Dividendos extraordinários

Em vez de serem gerados por rendimentos da atividade normal da empresa, estes dividendos provêm rendimentos relacionados com ocorrências excecionais, como, por exemplo, a venda de ativos, que aumentam as disponibilidades da empresa em ocasiões específicas, que as distribui pelos acionistas.

Dividendos intercalares

Por vezes, as empresas distribuem dividendos aos acionistas antes das datas finais (por exemplo, anualmente), fazendo uma espécie de adiantamento, ao que se chama dividendos intercalares. Depois de fecharem as contas e definirem o seu valor, distribuem o remanescente, pagando os dividendos finais.

Conceitos importantes relativos aos dividendos

Para uma melhor perceção de como funcionam os dividendos, é importante ter alguns conceitos em mente:

Ex-dividendo

O ex-dividendo corresponde ao início de um período de cotação durante o qual as ações de determinada empresa que sejam transacionadas já não conferem o direito de receber dividendos na data de pagamento seguinte. Este período inicia no terceiro dia útil antes da data de pagamento dos dividendos.

Isto significa que, para receber dividendos sobre as ações compradas, o acionista terá de as adquirir pelo menos quatro dias antes da data de pagamento de dividendos, já que a partir do dia do ex-dividendo não terá esse direito.

Dividend yield

A divided yield, ou a rentabilidade dos dividendos, trata-se do rácio entre o dividendo e a cotação das ações e é expressa em percentagem.  É uma medida que permite aos acionistas preverem qual será o rendimento que tirarão das ações, constituindo uma base de comparação com outras empresas, razão pela qual as estimativas dos lucros e dividendos são publicadas regularmente. Por exemplo, uma ação cotada a 10 € num dado momento que pague dividendos de 0,40 € anualmente tem uma dividend yield de 4%.

Payout ratio

O dividend payout ratio, ou apenas payout ratio, traduzido como rácio de distribuição de dividendos, corresponde ao rácio entre o montante de dividendos pagos aos acionistas e o total do lucro da empresa. Ou seja, é a percentagem dos lucros que vai ser distribuída em dividendos, que pode ser até superior a 100%, sendo retido pela empresa o montante não distribuído.

Este rácio dá aos acionistas a informação sobre quanto do lucro lhes será retribuído em comparação a quanto será usado para reservas de tesouraria, investimento ou pagamento de dívidas.

Embora, à primeira vista, possa parecer interessante a distribuição de 100% dos lucros em dividendos, ao fazer isso, a empresa não está a reservar nenhuma parte dos mesmos para o seu crescimento, o que pode dar a indicação aos acionistas de que os próximos dividendos poderão não ser tão atrativos e, logo, levá-los a não investir na mesma.

Datas-chave relacionadas com os dividendos

Além da data de pagamento dos dividendos, existe uma ordem cronológica de eventos a ter em conta no que toca a manter os acionistas informados e até para determinar quais deles têm direito a receber os dividendos:

  • data de declaração, que é a altura em que as empresas anunciam a distribuição de dividendos, o payout ratio, o valor dos dividendos, o tipo de dividendos e a data prevista para pagamento;
  • data do ex-dividendo, que, como referido, é a data a partir da qual as ações compradas não dão direito a receber os próximos dividendos;
  • data de registo, a data que a empresa estabelece para registar que acionistas são elegíveis para receber dividendos, ocorrendo normalmente um dia após a data de ex-dividendo;
  • data de pagamento, ou seja, a data em que a empresa emite os pagamentos dos dividendos aos acionistas elegíveis.

Benefícios de distribuir dividendos aos acionistas

O principal objetivo dos acionistas quando investem em ações é obter um rendimento sobre elas, por isso, um dos benefícios mais diretos da distribuição de dividendos é a satisfação dos acionistas. Mas existem mais:

  • dá aos investidores alguma certeza no bem-estar financeiro da empresa;
  • para os investidores, o pagamento de dividendos dá a entender que a empresa é sólida e que os seus gestores têm perspetivas positivas para o futuro (caso contrário, reservavam esse valor);
  • quanto melhor vista for a empresa, com pagamentos de dividendos consistentes ou até a aumentar, mais procura há pelas suas ações, o que aumentará o seu preço.

Uma gestão aprimorada é a chave para o sucesso

Uma empresa sólida tem de ser bem gerida e tal só acontece com muita confiança nos indicadores de gestão. Com o ROSE Accounting Services, a informação de que necessita para tomar decisões acertadas está sempre à mão.

Os dias em que o empresário tinha de bombardear o contabilista com chamadas telefónicas e e-mails para obter informações simples já lá vai. Isto porque o ROSE AS permite um trabalho colaborativo entre as partes, numa plataforma comum em que o contabilista tem imediatamente os dados da gestão diária e o empresário tem acesso à informação contabilística de que necessita muito mais rapidamente.

Com o ROSE AS, o empresário pode recorrer ao seu contabilista como um verdadeiro parceiro para obter ajuda em questões que realmente acrescentam valor ao negócio. Peça já uma demonstração gratuita!

Partilhe este artigo:

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

Outros artigos do seu interesse