Pessoas e Remunerações

Employee Experience: como melhorar a experiência do colaborador na sua empresa

A employee experience inclui todas as interações que os colaboradores têm com os seus empregadores, afetando não só a sua satisfação e lealdade com a empresa, como também o seu interesse na sua função e a sua produtividade. Refletindo-se do lado dos clientes, uma employee experience positiva pode ser também determinante na sua lealdade e na perceção que têm da empresa e cabe às chefias a responsabilidade de melhorá-la.

O que é a employee experience

A employee experience, traduzido à letra por “experiência do colaborador”, define-se como o conjunto de interações que um colaborador tem no seu local de trabalho, seja físico ou virtual. Tal inclui tanto pessoas, como processos, políticas e eventos e abrange desde o início do processo seletivo até ao fim do vínculo.

Grande parte do dia útil dos colaboradores de uma empresa é passado a trabalhar, o que faz com que a experiência do colaborador tenha um peso muito relevante no que os seus colaboradores sentem, na sua perceção do seu próprio potencial e do seu valor para o sucesso da empresa, na sua autoestima e no seu bem-estar em geral.

Com uma estratégia de employee experience, o colaborador está no centro das decisões de recursos humanos, sendo uma boa prática para fortalecer o vínculo entre a empresa e os seus colaboradores e formar equipas de elevado desempenho.

Importância da employee experience

Os colaboradores são parte fulcral no sucesso de qualquer empresa e é importante que queiram não só lá entrar, como ficar e ativamente contribuir para esse sucesso. A employee experience ocupa um espaço muito importante na lealdade dos colaboradores a uma empresa, além de ser um catalisador da produtividade.

Com colaboradores mais envolvidos e empenhados, haverá menos propensão a erros, uma melhor comunicação e, consequentemente, melhores fluxos de trabalho, porque o ambiente na empresa assim o permite. Quando a experiência dos colaboradores é positiva, a cultura da empresa sai fortalecida.

Numa perspetiva mais fria de recursos humanos, tal significa uma menor rotatividade e custos inerentes e a possibilidade de recrutamento interno com confiança.

Benefícios de uma employee experience positiva

Implementar uma estratégia de employee experience traz diversos benefícios à sua organização:

  • é fundamental para atrair talento, acompanhando a atual tendência de os colaboradores procurarem muito mais do que um emprego e um salário – ao tornar-se um empregador de referência com uma cultura forte, o feedback dos seus colaboradores atuais funcionará como um íman de talento;
  • pela mesma lógica, a retenção de talento é facilitada quando a experiência dos colaboradores na empresa é boa, pois mais dificilmente quererão sair e esforçar-se-ão mais para progredir dentro das suas portas;
  • uma boa relação entre os colaboradores e a empresa leva a um maior envolvimento dos mesmos – o clássico “vestir a camisola” – e a redução da rotatividade, além de o trabalho ser feito com maior qualidade;
  • é uma parte essencial na qualidade de vida dos seus colaboradores, seja mental ou física, e no equilíbrio família-trabalho, o que contribui para os aspetos referidos no ponto anterior;
  • do lado dos clientes, tem o potencial de aumentar a satisfação e a lealdade à marca, pois aumenta a qualidade percebida por eles, quer em termos do produto final, quer em termos do serviço – toda a gente aprecia ser recebido por um colaborador alegre e bem preparado.

Estratégias para melhorar a employee experience na sua empresa

A employee experience envolve vários aspetos, mas, como referimos, a ideia geral é que as decisões de recursos humanos sejam tomadas em torno dos colaboradores, oferecendo-lhes condições que permitam que sejam verdadeiros embaixadores da marca.

Cultura organizacional

A cultura da organização, seja mais ou menos formalizada, é o que guia a forma como os colaboradores se vão comportar dentro da mesma, incluindo na relação com as chefias. A cultura tem o potencial de fazer com que entrar na empresa seja algo que traz propósito ao trabalhador ou, por outro lado, que o ato de sair da cama para ir trabalhar seja um sacrifício.

Para implementar uma estratégia de employee experience, a cultura deve ser uma que dê voz às pessoas, as encoraje e abra espaço para a apresentação de ideias, as motive, dê autonomia e garanta que nada se altera estando ou não as chefias presentes.

Ambiente físico de trabalho

Outro fator importante na experiência do colaborador é o próprio ambiente físico em que trabalha. Será fácil de entender que um local de trabalho com condições de conforto, luminosidade, locais apropriados para alimentação e lazer é muito mais atrativo e catalisador de criatividade e produtividade.

Outra questão pertinente neste aspeto é dar aos colaboradores a possibilidade de escolherem o horário e o local de trabalho que preferem – não é por acaso que o teletrabalho é uma tendência que veio para ficar.

Tecnologia disponível

Não há nada que dê pior aspeto à viabilidade de uma empresa do que tecnologia obsoleta e desajustada às necessidades que os seus colaboradores vão ter para poderem fazer o seu trabalho com qualidade e eficiência. Um parque tecnológico desatualizado há várias gerações pode levar os seus colaboradores a pensarem que não dá importância à sua função, algo que pode influenciar muito a employee experience.

Auscultação dos colaboradores

Uma das melhores formas de garantir que a sua empresa dá aos colaboradores uma experiência que eles apreciam é conhecê-los e saber aquilo que eles pretendem. É, para isso, necessário saber ouvi-los, pedir-lhes feedback, perceber quais são os seus objetivos pessoais e profissionais e atuar sobre as informações obtidas.

A solução de Employee Experience do ROSE Accounting Services

Se o objetivo é melhorar a employee experience na sua empresa, a melhoria de processos é uma das chaves e o ROSE Accounting Services vem ajudar com a aplicação ROSE Employee.

O ROSE Employee permite que exista comunicação com toda a organização, em tempo real e em qualquer lugar, disponibilizando um conjunto de informações e ferramentas relativas ao desenvolvimento da relação laboral de cada colaborador.

Com esta aplicação, cada colaborador poderá receber comunicações enviadas para toda a organização, consultar a sua informação pessoal no âmbito da execução do contrato de trabalho, consultar as suas férias agendadas, consultar os contactos dos colegas e verificar a sua disponibilidade e até fazer download da informação relativa ao processamento salarial.

Transforme-se numa organização People-First e peça uma demonstração gratuita do ROSE AS!

Partilhe este artigo:

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

Outros artigos do seu interesse