Histórias ROSE | Gestão e Negócios

Escritório de contabilidade digital: o futuro da contabilidade e gestão

Escritório de Contabilidade Digital - ROSE AS

Já existe um novo modelo de trabalho entre Contabilistas e Empresários. Estamos num paradigma digital que coloca todo o know-how dos profissionais da contabilidade ao serviço da gestão. E num mundo digitalizado, onde trabalhar já não exige um local físico, o escritório de contabilidade digital começa a ganhar terreno para vencer os obstáculos do que, outrora, era a contabilidade tradicional.

Isto acontece, porque a tecnologia chegou para tratar de todos os processos administrativos morosos e automatizar tarefas que consomem demasiados recursos.

Este modelo digital, associado ao uso estratégico das novas tecnologias, está a colocar a eficiência e a produtividade, a colaboração e a flexibilidade num novo patamar.

Contabilidade Colaborativa: produtividade e rentabilidade

O futuro da contabilidade e as grandes mudanças deste setor

A tecnologia é o grande motor da era digital. Um motor que está a dar origem a um novo modelo de conectividade nos serviços de contabilidade. Não é, por isso, de estranhar que a colaboração e a conectividade sejam o resultado da transformação digital deste setor.

Hoje, com o mundo a caminhar para uma realidade cada vez mais conectada e automatizada, o escritório de contabilidade digital é o paradigma para uma tendência de crescimento exponencial das oportunidades de trabalhar a contabilidade e a gestão. Desde a mudança do papel do contabilista à maximização da eficiência de gestão, entramos num mundo de vantagens:

Consultoria e apoio à gestão

A missão de qualquer contabilista é tornar os seus serviços uma necessidade e provar, diariamente, o seu valor enquanto consultor estratégico de negócio.

A verdade é que dar o salto de um serviço tradicional para um serviço diferenciador e ágil é o fator-chave que transforma processos em operações automáticas rápidas, rigorosas e transparentes, tais como:

  • Introdução, lançamento e reconciliação de documentos;
  • Apuramento de impostos;
  • Pagamento de salários;
  • Ou gestão de ativos.  

E com este recurso globalizado à tecnologia, o escritório de contabilidade digital entra em cena para agregar maior valor ao contabilista, tornando-o num verdadeiro consultor dos seus clientes. Com menos tempo dedicado a operações morosas, o contabilista consegue posicionar-se como um consultor indispensável para a tomada de decisões estratégicas.

Maior acessibilidade e mobilidade

Passa também a ser uma realidade a informação em tempo real. Com todos os dados disponíveis em qualquer dispositivo, a qualquer altura, torna-se mais fácil partilhar insights de negócio, – através de uma visão global e precisa da situação do cliente –, apoiar cada cliente e aconselhá-lo na tomada de decisão, sempre que necessário.

Assim, o contabilista está a tirar o máximo partido do escritório de contabilidade digital para manter toda a informação que precisa a fluir em tempo real e com poucos cliques.

Mais proximidade

E não esquecer a cloud. É um forte aliado à possibilidade de prestar serviços a qualquer hora, independentemente das distâncias. As soluções cloud poupam tempo e outros recursos ao aproximar contabilistas e empresários para que possam trabalhar sobre a mesma informação em tempo real.

A apenas a um clique de distância, o escritório de contabilidade digital pode trabalhar em conjunto com o empresário, produzir relatórios e apresentar propostas de melhoria.

Para se tornar um verdadeiro consultor, o contabilista tem de adaptar a forma como aborda o setor e começar a implementar algumas mudanças conseguidas com a tecnologia:

  • Oferecer mais serviços de consultoria;
  • Mudar a forma de interação com os clientes;
  • Ajudar os clientes a alcançar os objetivos com respostas rápidas;
  • Conhecer em tempo real o estado do negócio;
  • Melhorar o fluxo de trabalho e de comunicação com os clientes

Produtividade e eficiência

Este papel de consultor dos empresários apenas pode ser exercido com eficiência se houver tecnologia que liberte o contabilista das funções básicas de introdução de documentos, apuramento de impostos, reconciliações e outras operações.

A verdade é que, se durante muitos anos os contabilistas estavam muito associados a processos burocráticos e manuais, agora começamos a observar uma evolução do seu papel nas organizações. 

Com os sistemas tradicionais cada vez mais automatizados – onde basta pressionar um simples botão para concluir certas tarefas –, o futuro da contabilidade centra-se numa posição mais estratégica e de planeamento, na qual o escritório de contabilidade digital terá uma forte componente de análise de dados e desempenho que demonstrará o seu impacto na eficiência e produtividade – não só do contabilista, como dos empresários, os novos clientes digitais.

O escritório de contabilidade digital: processos de gestão vs processos de valor

Atualmente, os processos de gestão estão num patamar alto da lista de prioridades dos contabilistas deixando os processos de valor para segundo plano.

Mas são estes processos de valor – os novos serviços prestados, o apoio ao cliente, o aliar do know-how às inovações tecnológicas – que vão marcar o futuro do escritório de contabilidade digital, colocando os processos tradicionais de gestão num outro nível mais baixo.

Entramos no futuro da contabilidade

Estamos perante um panorama de aceleração destes processos – fruto da pandemia da COVID-19 que chegou para impulsionar a digitalização global. Trabalhar à distância, remotamente, mas em colaboração e em tempo real é a nova realidade que apenas sublinha a importância da transformação digital e da cloud no setor da contabilidade.

E por essa razão chegou o ROSE Accounting Services: para revolucionar a gestão e aproximar contabilistas e empresários.

Esta plataforma cloud de gestão e contabilidade colaborativa dá resposta às necessidades dos escritórios de contabilidade e gestores, simultaneamente, facilitando o trabalho conjunto para uma gestão mais ágil e transparente, resultado de várias vantagens:

  • Automatização do trabalho administrativo repetitivo e sujeito a erro
  • Colaboração em tempo real com os clientes numa única plataforma
  • Mecanismos de integração automática, rastreabilidade de documentos e automatismos inteligentes
  • Informação sempre atualizada, bem estruturada, organizada e de fácil acesso
  • Multidispositivo

O ROSE AS é uma plataforma com tudo o que precisa, que lhe abre margens para oferecer serviços de valor acrescentado aos seus clientes através de registos contabilísticos mais rápidos, ativos sempre em dia e a tesouraria sempre atualizada.

É contabilista e quer tirar maior partido do seu escritório de contabilidade digital? Agende uma demonstração grátis do ROSE Accounting Services e veja como oferecer o máximo valor nos serviços prestados.

Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

Outros artigos do seu interesse

Gestão e Negócios

Código CAE: para que serve e como consultar

Fique a saber tudo o que precisa sobre o código CAE, incluindo o que é, para o que serve, quantos códigos CAE uma empresa pode ter e como o consultar.

Pessoas e Remunerações

Como calcular o salário líquido

Saiba como calcular o salário líquido, a diferença entre salário líquido e ilíquido e quais os seus componentes.

Pessoas e Remunerações

O que é e para que serve o salário ilíquido

A resposta às principais questões que possa ter sobre o conceito de salário ilíquido: o que é, como se calcula, a diferença para o salário líquido e porque é necessário para as empresas.