Gestão e Negócios

5 estratégias de fidelização de clientes para o seu escritório de contabilidade

A retenção de clientes é um ponto fulcral para qualquer empresa, já que fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo cliente; o economista Philip Kotler estimava que conseguir um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente existente. Portanto, para ter sucesso com um escritório de contabilidade, não basta saber angariar novos clientes – é preciso também saber geri-los e mantê-los.

Visto que queremos o sucesso do seu negócio, aproveitamos para partilhar 5 estratégias de fidelização de clientes que pode aplicar no seu escritório de contabilidade:

1. Crie uma relação de confiança

As suas qualificações ou até o preço podem ser algumas das razões pelas quais conquista novos clientes, mas não são as razões pelas quais os seus clientes o continuarão a ser.

Mais do que a competência do trabalho que executa, é o serviço que presta que gera lealdade ao ponto de fidelizar clientes. Mais concretamente, a forma como trata os seus clientes, como se mostra prestável e como presta atenção às suas necessidades é o que faz verdadeiramente a diferença para manter um cliente.

Como tal, é vital que estabeleça uma forte relação de proximidade e confiança com os seus clientes e que os mesmos não o vejam simplesmente como um fornecedor de serviços, mas como um membro integral da sua equipa.

2. Mantenha os seus clientes informados

No sentido de estabelecer essa confiança tão importante para fidelizar clientes, tenha em atenção manter os seus clientes a par de tudo o que precisam de saber, de forma clara e atempada.

Se há algo que possa afetar o negócio, seja de forma positiva ou negativa, deverá ser sempre a primeira pessoa a dar essa informação ao seu cliente. Não há nada pior do que “forçar” o cliente a entrar em contacto consigo porque não sabe o que se passa com a sua contabilidade!

Por outro lado, se está sempre a transmitir informação valiosa ao seu cliente, o mesmo eventualmente verá a sua presença como um verdadeiro parceiro da sua gestão e uma fonte importante de dados e aconselhamento, pelo que será difícil que o substitua e terá sempre em mente o seu valor acrescentado.

3. Comunique com proximidade e consistência

Não há nada que afaste um cliente mais depressa do que falta de comunicação, pelo que manter o contacto é crucial. Na maior parte dos casos, bastará até um e-mail ocasional a manter o cliente ao corrente do seu trabalho e de qualquer novidade que possa ter; no entanto, em questões mais sérias ou urgentes, é melhor fazer um contacto mais direto, seja por chamada ou por uma reunião, para transmitir a importância dessa informação.

A chave está no título: proximidade e consistência. Um contacto mais pessoal e direto fortalece os laços entre o seu escritório de contabilidade e o seu cliente, o que ajuda a criar uma ligação pessoal que torna a fidelização mais forte. A consistência entra em cena pela necessidade de manter uma comunicação regular – se a certa altura está quase a contactar quase diariamente por necessidade, mas depois ausenta-se durante meses, é muito menos provável que consiga fidelizar o cliente face a simplesmente manter uma comunicação consistente e até calendarizada.

4. Ofereça maior atenção aos seus clientes do que a concorrência

Por muitos extras que possa oferecer no seu serviço comparado com a concorrência, nada é mais valorizado (e mais contribui para a lealdade dos clientes) do que a atenção.

Naturalmente, à medida que um escritório de contabilidade cresce e angaria mais clientes, chega a um ponto em que a atenção tem de ser dividida por todos, o que torna complicado um serviço mais próximo e estender a mesma atenção a cada cliente. No entanto, para realmente fidelizar, torna-se vital fazer esse esforço extra para prestar atenção, comunicar e atender às necessidades específicas de cada situação e empresa.

5. Utilize o ROSE Accounting Services para ter uma relação mais próxima com o seu cliente

O ROSE Accounting Services é uma plataforma de contabilidade colaborativa que permite a empresário e contabilista trabalharem em conjunto e em simultâneo, integrando todos os dados num só local de acesso comum. Como tal, é uma ferramenta excecional para conseguir aumentar a proximidade com o seu cliente e, consequentemente, uma excelente forma de fidelizá-lo e trazer ainda mais benefícios e extras à gestão do seu negócio.

Peça uma demonstração gratuita do ROSE AS e comece desde já a fidelizar ainda mais os seus clientes!

Tags:
Partilhe este artigo:

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

Outros artigos do seu interesse