Voltar
software by
Marketing e Comercial

Marketing Digital para Contabilistas: Como atrair clientes

Marketing-digital-para-contabilistas

O marketing e publicidade para contabilistas é um tópico complexo, visto que, historicamente, o Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas sempre impôs limites bastante restritos ao mesmo. No entanto, as alterações ao Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) levou a uma reformulação drástica que abateu muitas destas restrições.

Como tal, e dado o crescimento exponencial da área digital nos negócios, existem agora oportunidades sem precedentes no que toca à promoção de um contabilista ou escritório de contabilidade, permitindo uma comunicação mais próxima do seu público-alvo.

Neste artigo, aprenda as mudanças que se verificaram no marketing para a contabilidade e como usar o Marketing Digital para promover os seus serviços.

A evolução do marketing e publicidade para contabilistas

Até 2015, o Estatuto da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas limitou a publicidade no setor contabilístico, em que as poucas exceções permitidas pelo anterior artigo 53.º, como cartões de visita, tabuletas e documentos com a identificação do escritório de contabilidade, eram sobretudo focadas em permitir ao contabilista ter e apresentar uma identidade, mas não necessariamente na sua autopromoção.

O artigo 71.º do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados, introduzido pela Lei n.º 139/2015, de 07/09, veio reformular a regulamentação relativa ao marketing e publicidade para contabilistas, permitindo “divulgar a atividade profissional de forma objetiva e verdadeira, no rigoroso respeito dos deveres deontológicos, do sigilo profissional e das normas legais sobre publicidade e concorrência”, para  contabilistas certificados, sociedades profissionais de contabilistas certificados ou sociedades de contabilidade, desde que inscritos na Ordem, ou tenham designado um responsável técnico junto da Ordem no caso das sociedades de contabilidade.

Como tal, os escritórios de contabilidade, dentro dos princípios éticos, do sigilo profissional e do respeito pelos seus pares, podem agora publicitar os seus serviços em meios como jornais, comunicação social e na Internet, onde entra o conceito de Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital não é um substituto do marketing tradicional, mas sim um conjunto de estratégias e ferramentas de marketing que usam os canais digitais para conquistar resultados.

Entre as ferramentas do marketing digital estão incluídas:

  • Website;
  • E-mail marketing;
  • Marketing nas redes sociais;
  • Marketing nos motores de busca;
  • Relações públicas no digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de afiliados.

Termos usados muitas vezes como sinónimo de marketing digital são “web marketing” ou “marketing online”, dado o facto de os canais digitais de marketing serem geralmente online, como no caso das redes sociais (como o Facebook e o Instagram) e dos motores de busca (como o Google). Por exemplo, displays interativos são classificáveis como uma ferramenta de marketing digital, mas não necessariamente ligados à internet.

O marketing digital tem visto um crescimento drástico em Portugal desde o início da década passada, em grande parte auxiliado pela entrada e expansão do mercado dos smartphones e a proliferação das redes sociais. Como tal, é uma área que tem permitido um grande crescimento em vários segmentos de mercado, tanto para negócios dirigidos ao consumidor final (Business-to-Consumer ou B2C) como aqueles dirigidos a outras empresas (Business-to-Business ou B2B).

As vantagens do Marketing Digital para contabilistas

O marketing digital apresenta inúmeras vantagens que favorecem o seu uso tanto por contabilistas individuais como por escritórios de contabilidade, entre as quais se destacam as seguintes:

O investimento base tende a ser baixo

Os canais tradicionais de marketing tipicamente requerem um investimento mais avultado do que os canais digitais. Certos canais, como a criação de um perfil nas redes sociais e a partilha de conteúdos no mesmo ou a criação de um perfil de negócio no Google, não requerem sequer qualquer investimento base; outros, como publicidade em motores de busca ou nas redes sociais, requerem, mesmo assim, um custo drasticamente inferior a um investimento em publicidade tradicional e que, geralmente, é medido pelo número de visualizações de um anúncio – custo por mil impressões – ou pelo clique no anúncio – custo por clique.

Mesmo a criação de um website – um dos canais mais clássicos no digital, mas ainda assim praticamente obrigatório para dar maior credibilidade a um negócio – tem uma grande variação a nível de custos. É possível criar um website gratuito numa diversidade de plataformas pré-feitas, contratar um freelancer ou uma pequena equipa para construir um website simples ou fazer um investimento comparativamente maior num website profissional desenvolvido por uma agência especializada.

O marketing digital permite uma segmentação muito apurada do público-alvo

Outra grande vantagem do marketing digital, sobretudo quando comparado com a publicidade mais tradicional, é o facto de permitir definir com maior exatidão o tipo de público para o qual se dirigir.

Em particular, canais como as redes sociais permitem apontar anúncios e publicações a públicos-alvo segmentados por fatores como a idade, o género, os seus interesses ou o seu cargo profissional e os anúncios nos motores de busca possibilitam apresentar os anúncios com base nas palavras-chave usadas pelo público que as pesquisa.

Esta segmentação mais aprimorada, face à comunicação tradicional que aposta no volume, permite-lhe rentabilizar o seu investimento para o público mais apropriado, conseguindo, assim, comunicar apenas para quem realmente tem o potencial de ser seu cliente.

O digital permite uma medição mais exata dos resultados conquistados

No marketing tradicional, medir o impacto direto do seu investimento consegue ser um processo complicado. Já no marketing digital é possível medir os indicadores-chave de desempenho (KPI) de cada ação de marketing, seja o alcance das suas publicações nas redes sociais, o número de visitas ao seu website ou até o número de potenciais novos clientes que uma campanha publicitária lhe trouxe diretamente. Como tal, perceber os resultados de cada uma das suas ações de marketing torna-se muito mais realista.

Estratégias de Marketing Digital para promoção de contabilistas

Tendo já clarificado o papel e vantagens do marketing digital para a área da contabilidade, apresentamos de seguida algumas recomendações para promover os seus serviços através destas ferramentas.

Crie perfis nas redes sociais relevantes e mantenha-os atualizados

Um dos pontos básicos mais fulcrais para ter sucesso no digital é simplesmente estar lá presente. Para tal, é importante não só que crie perfis nas redes mais relevantes para chegar ao seu público-alvo, como também que as alimente com conteúdo relevante regularmente para dinamizar o seu perfil e aumentar o seu alcance.

A rede essencial para qualquer profissional é, certamente, o LinkedIn, a rede B2B mais popular, onde ter um perfil pessoal e, no caso de um escritório, um perfil empresarial é vital para conseguir crescer. No entanto, não se abstenha de criar uma presença em redes mais casuais e B2C, como o Facebook – onde estará presente muito do seu público – e o Instagram, dado que o seu público-alvo também estará ativo nas mesmas.

Crie e alimente um blog com conteúdo relevante para o seu público-alvo

Um blog é uma das melhores formas de conquistar resultados orgânicos (não pagos) no digital, mas requer perseverança, dedicação e esforço para o conseguir.

Neste caso, precisa de perceber o que é que os seus potenciais clientes procuram quando têm problemas a resolver e criar conteúdo para responder a esses problemas, por exemplo, quais os prazos de pagamentos ou apoios disponíveis para pequenas empresas, ao mesmo tempo que os endereça para uma forma de contacto, como um formulário ou um número de telefone, através de uma chamada de ação.

Desta forma, não só está a estabelecer logo à partida uma relação de apoio ao seu público, como também consegue captá-lo, sem qualquer custo adicional, quando precisa de serviços como os seus.

Organize e participe em webinars e outros eventos em direto (live) nas redes sociais

Nos últimos anos, houve uma aceleração dos eventos digitais, parcialmente motivada pela pandemia do novo coronavírus. Desta forma, torna-se essencial que marque também presença e inclusivamente organize eventos em direto online, sejam estes webinars, potencialmente organizados em parceria com alguma entidade com um público mais estabelecido cujo perfil se cruze com o dos clientes que pretende atingir, ou simples lives nas redes sociais em que possa expor problemas e soluções para questões contabilísticas que atraiam o seu segmento de clientes.

Prepare e faça o envio de newsletters

O E-mail Marketing é um dos canais mais antigos de Marketing Digital, mas certamente não o menos útil. Pelo contrário, a maior parte dos profissionais ainda acede com regularidade ao seu e-mail, tanto pessoal como profissional, pelo que o envio de newsletters dirigidas ao seu público com a comunicação dos seus serviços é um bom canal, desde que tenha em conta as normas e legislação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que, entre outros pontos, exige um registo voluntário e informado do utilizador que receberá a newsletter.

Crie um website

Último na lista mas não o menos importante, o website é, ainda, um ponto vital na comunicação digital, tanto como forma de legitimar e dar credibilidade ao seu negócio, como também como canal para apresentar os seus serviços. Afinal de contas, hoje mais do que nunca, a procura por um serviço ou profissional começa por uma pesquisa nos motores de busca, pelo que ter o seu website presente no Google é essencial para chegar ao seu público.

O papel do ROSE na revolução digital da contabilidade

Tal como o marketing digital veio revolucionar a forma como os contabilistas comunicam com e atraem novos clientes, o ROSE Accounting Services veio revolucionar a forma como os contabilistas colaboram com os seus clientes. O ROSE AS é uma plataforma cloud que une os contabilistas e os empresários, através de um sistema de contabilidade colaborativa que permite a ambas as partes trabalharem em conjunto, a qualquer horas e lugar. Fique a conhecer o ROSE AS e peça já a sua demonstração gratuita.

Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

Outros artigos do seu interesse

Pessoas e Remunerações

Isenção de horário de trabalho

Esclareça todas as suas dúvidas sobre a isenção de horário de trabalho, desde o que é às suas modalidades, aplicabilidade, regras e salário.