Gestão e Negócios

Contabilista colaborativo: como disponibilizar mais e melhor informação aos seus clientes?

Contabilista colaborativo: como disponibilizar mais e melhor informação aos seus clientes?

Com a valorização cada vez maior de aspetos como a mobilidade e a flexibilidade de trabalho, o paradigma das empresas e dos seus gestores está a mudar. E nesta realidade cada vez mais digital, começam a ganhar força conceitos como a contabilidade colaborativa e o papel do contabilista colaborativo.

É por isso que os prestadores de serviços de contabilidade e gestão, para responder às necessidades dos seus clientes, têm de se transformar e agregar mais valor aos serviços que prestam.

Mas como pode disponibilizar mais e melhor informação aos clientes?

O papel do contabilista colaborativo na disponibilização de informação

Disponibilizar mais informação aos seus clientes é alocar maior valor aos seus serviços. Isto porque a disponibilização da informação está nas mãos do contabilista. Mas a verdade é que, muito provavelmente, os seus clientes olham para o serviço que presta como uma mera obrigação burocrática e fiscal e, portanto, não o valorizam como deviam.

Mas também é verdade que, provavelmente, está a focar o seu tempo e esforço na prestação de serviços de menor valor e não está a ser capaz de ajudar os seus clientes a maximizar o potencial dos seus negócios.

Então como é possível valorizar o serviço que presta? Disponibilizando mais e melhor informação. É esse o propósito do contabilista colaborativo.

Mas o que significa isso? Significa ter um contabilista mais próximo e que apoie cada cliente de forma ainda mais transversal no negócio. Só assim é que a contabilidade e gestão colaborativa ganham maior alcance e é criado o máximo valor nos serviços que presta.

Como disponibilizar mais e melhor informação aos seus clientes?

Uma coisa é certa: oferecer mais valor significa oferecer mais e melhor informação. Mas como? Melhorando a dinâmica do negócio e dos serviços que presta, de forma a apoiar cada cliente de modo mais transversal.

Ora vejamos: provavelmente tem, na sua dinâmica de relacionamento, uma reunião anual ou semestral com os seus clientes, onde apresenta a informação contabilística naquele momento.

Agora, imagine que passa a disponibilizar essa e outras informações com maior regularidade ou até mesmo em tempo real. Desta forma, os seus clientes passariam a estar mais conscientes da situação real dos seus negócios.

E se, nessas mesmas reuniões, levasse também alguns insights? Por exemplo, 2 indicadores ou ações positivas que ocorreram nesse período, 2 indicadores menos positivos ou até mesmo preocupações; e 2 oportunidades de melhoria.

No fundo, além de disponibilizar a informação, passaria também a ajudá-los a interpretá-la. Isto é a essência do trabalho do contabilista colaborativo e é a razão pela qual é importante não esquecer que a contabilidade é a linguagem dos negócios e são os contabilistas quem tem a capacidade de ajudar os empresários a interpretar esta linguagem.

Vestir a camisola de contabilista colaborativo garante 3 grandes mudanças no serviço que presta:

  • A apresentação de informação mais rapidamente ou em tempo real. Ou seja, a diminuição do gap temporal entre o receber dos dados dos clientes e a apresentação da informação de gestão;
  • A melhoria da informação que disponibiliza – alargando o âmbito para contabilístico, financeiro, gestão e patrimonial;
  • E, por fim, a explicação e a interpretação dessa mesma informação para promover ações por parte dos seus clientes.

Quais são as vantagens de se posicionar como um contabilista colaborativo?

Estas mudanças mostrariam aos seus clientes que não é apenas um prestador de serviços contabilísticos, mas sim um parceiro capaz de os ajudar a tomar as melhores decisões.

E, além de valorizar o serviço que presta – sim, porque o valor percebido aumentará com toda a certeza –, abrirá oportunidade para a prestação de novos serviços.

Portanto, a juntar ao valor de faturação que tem atualmente tendo em conta o serviço que presta, o seu volume de faturação poderá aumentar:

  • Como resultado do aumento da perceção de valor por parte dos seus clientes, que ficarão mais disponíveis a um aumento do valor da avença;
  • E como resultado da prestação de novos serviços.

Como colocar isto em prática? A resposta está na contabilidade colaborativa

A verdade é que, além de não ser impossível, é cada vez mais fácil pôr isto em prática.

Claro que é um processo gradual. Mas a verdade é que a combinação da evolução tecnológica com as tendências da remoção do papel e da digitalização, os novos perfis de empresas e de gestores, tornam estas mudanças e o aumento do seu valor cada vez mais fácil de concretizar.

Com o ROSE Accounting Services, uma plataforma cloud de contabilidade colaborativa, pode assumir o verdadeiro papel de contabilista colaborativo e trabalhar em tempo real com os seus clientes, na mesma plataforma.

Ou seja,

  • a troca e os fluxos de informação são acelerados;
  • os processos são automatizados e é o fim dos registos errados ou duplicados;
  • e, no final de contas, a informação está disponível em tempo real.

Do que está à espera para experimentar o ROSE AS? Peça a sua demonstração gratuita!

Tags:
Partilhe este artigo:

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

Outros artigos do seu interesse