Gestão e Negócios

Como tirar o máximo partido da contabilidade e gestão colaborativa?

Como tirar o máximo partido da contabilidade e gestão colaborativa?

Não há dúvidas de que o mundo está a mudar. A digitalização cada vez mais acentuada fez emergir tendências como o trabalho remoto e instantaneidade. Tendências estas que exigem, da parte das empresas, uma transformação nos processos e acentuam, também, algumas necessidades: o acesso a informação em tempo real, a automatização de processos ou mesmo a mobilidade. Tudo isto recai sobre uma nova dinâmica de trabalho: a contabilidade e gestão colaborativa.

Como responder às novas necessidades e dinâmicas de trabalho?

É um facto: toda esta transformação digital e o surgimento de novas tendências são uma oportunidade para os negócios. Mas também acarretam desafios e fazem emergir necessidades outrora escondidas.

A necessidade de obter mais informação, mais detalhada e em tempo real para o negócio

Tomar decisões sem existir margem de erro é a grande – e crescente – necessidade de qualquer gestor. Para tal, é essencial ter acesso aos dados certos e a informação com maior rapidez para suportar cada decisão de negócio. Melhor ainda, seria ter acesso a informação preditiva sobre o negócio. Este forecasting permitiria perceber o futuro do negócio com base em dados e informação passada. E já não é uma ilusão.

A necessidade de conseguir maior mobilidade na gestão do negócio

Hoje em dia o trabalho já não está restrito a quatro paredes. E ainda bem! Agora, qualquer pessoa pode trabalhar em casa, num café, numa esplanada ou enquanto viaja e não perder nada enquanto o faz. São estas as maravilhas do digital. Mas também é esta vontade de não reservar o trabalho a um escritório que faz com que seja ainda mais precioso o acesso à informação onde quer que esteja.

A necessidade de aceder à informação completa a qualquer hora e em qualquer lugar

No âmbiente competitivo em que vivemos, é inconcebível um empresário não conseguir ter fácil acesso aos dados de gestão de forma agregada. Por isso, ter essa informação em tempo real é ouro para que seja mais simples tomar decisões cada vez mais acertadas.

Mas como conseguir responder a estas necessidades? A resposta é simples: a aposta na contabilidade e gestão colaborativa: a nova dinâmica de trabalho entre empresários e contabilistas. Uma dinâmica colaborativa que coloca a empresa e o escritório de contabilidade à distância de um clique.

As vantagens da contabilidade e gestão colaborativa

É fácil imaginar um cenário onde é possível obter melhor informação, em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas como fazer isso, efetivamente?

Em primeiro lugar, para conseguir tirar o máximo partido da gestão colaborativa, é essencial sair da bolha que ainda prende alguns empresários à ideia de que os serviços de contabilidade são uma mera obrigação burocrática e fiscal e começar a pensar no contabilista certificado como uma parceiro que também maximiza o potencial do negócio.

Por outro lado, como contabilista, é fundamental apostar em serviços de cotabilidade que efetivamente oferecem maior valor aos empresários – ou seja, colocar os processos de valor acima dos processos burocráticos e oferecer mais e melhor informação útil para o negócio dos clientes.

As vantagens da contabilidade e gestão colaborativa são (quase) infinitas. Ora vejamos:

Mais informação, mais rápido

Entre passar a ter acesso a informação de gestão mais rapidamente – ou mesmo em tempo real – e aumentar a qualidade dessa informação e o seu impacto no negócio, esta diminuição do gap temporal entre o enviar os dados para o contabilista e a informação chegar ao empresário é o braço direito da gestão colaborativa.

Maior acompanhamento de negócio com o contabilista

Através de tecnologias colaborativas, é possível acompanhar os resultados do negócio em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo graças às maravilhas da cloud – seja computador, tablet ou smartphone. Conectando, sempre o empresário e o contabilista, independentemente das distâncias, o que ajudará o empresário a interpretar o mercado e as informações financeiras do negócio.

Maior produtividade e eficiência

A verdade é que a constante troca de informação entre empresa e contabilista (e vice-versa) se torna uma sobrecarga de trabalho. Mas com a aposta numa plataforma de contabilidade e gestão colaborativa, as dores de cabeça com a perda e duplicação de dados deixa de existir, deixarão de existir também os constantes pedidos de informação ao contabilista, porque todos os dados estão acessíveis num único local, deixa de ter de ser enviada documentação ao contabilista ou correr o risco de perda de documentos e as respostas a todas as dúvidas estão à distância de um clique.

Mas, de forma tangível, de que forma a contabilidade e gestão colaborativa ajudam a aumentar o potencial de negócio?

No fundo, tal como a expressão indica, é uma dinâmica acente na colaboração e na partilha. Portanto, como empresário, passa a trabalhar na mesma plataforma que o seu contabilista e partilham informação (acessos diferenciados, mas uma única fonte de informação). Como contabilista ganha maior eficiência nas tarefas administrativas e mais tempo para oferecer serviços de valor acrescentado, além de ter toda a informação agregada num único local.

Assim, quando é emitida uma fatura, por exemplo, é automaticamente registado na contabilidade; quando são aprovadas férias das equipas é automaticamente considerado no processamento salarial; da mesma forma que, quando o contabilista efetua o apuramento de IVA, o empresário tem imediatamente na sua conta corrente o registo deste pendentes.

Além disso, quando o empresário olha para os dados tem acesso à informação agregada e atualizada – e não apenas dados de vendas –, sabendo sempre como está efetivamente o seu nível de rentabilidade.

  • A troca e os fluxos de informação são instantâneos;
  • Os processos são automatizados e é o fim dos registos errados ou duplicados;
  • E, no final de contas, a informação está disponível em tempo real.

Contabilidade e gestão colaborativa: aliar o know-how à tecnologia

Todos sabemos como a vida empresarial é muito mais fácil quando temos tudo o que precisamos ao nosso alcance. E, graças ao ROSE AS, tudo está ao nosso alcance – assente na filosofia de contabilidade e gestão colaborativa, a sua tecnologia e os seus mecanismos inteligentes maximizam a eficiência dos empresários e dos contabilistas, colocando-os a trabalhar em conjunto na gestão do negócio.

O ROSE AS chegou para revolucionar a gestão e aproximar contabilistas e empresários.

Conheça, neste webinar, as várias opções de colaboração que o seu contabilista poderá oferecer com o ROSE AS.

Esta plataforma cloud de contabilidade e gestão colaborativa dá resposta às necessidades dos gestores e dos escritórios de contabilidade de forma simultânea, facilitando o trabalho conjunto para uma gestão mais ágil e transparente.

É gestor e quer aumentar o potencial do seu negócio?  Conheça todas as condições e peça acesso ao seu contabilista.

É contabilista e quer conhecer o poder desta solução disruptiva? Agende uma demonstração grátis do ROSE Accounting Services e veja com os seus próprios olhos o que a contabilidade colaborativa pode fazer por si e pelos seus clientes.

Tags:
Partilhe este artigo:

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

Outros artigos do seu interesse