Gestão e Negócios

Empresas 4.0: o que é este investimento e a que empresas se aplica

Um dos focos de maior preocupação para as empresas portuguesas é a questão da transição digital. A pandemia da COVID-19 só veio ilustrar o quão grave é para o tecido empresarial português o atraso no que toca à digitalização face ao resto do mundo e, em particular, ao resto da União Europeia.

Para combater esse desfasamento e procurar tornar as empresas portuguesas mais digitais, o plano de recuperação português pós-pandemia introduz a componente de investimento Empresas 4.0.

O que é a Empresas 4.0?

A Empresas 4.0 é uma componente de investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português que, tal como o nome sugere, é dedicada ao avanço da chamada Indústria 4.0 em Portugal; mais concretamente, da transformação digital dos processos produtivos das empresas portuguesas.

O PRR assenta em diversas componentes distribuídas por três dimensões estruturantes: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital. Dentro desta última, dedicada às reformas e investimentos na digitalização dos setores público e privado, entra a componente de investimento Empresas 4.0, que é a que está dedicada especificamente à transição digital das empresas.

A Empresas 4.0 tem como objetivos principais reforçar a digitalização das empresas e recuperar o atraso no processo de transição digital, que, apesar de estimulada por necessidade pela pandemia e subsequente teletrabalho obrigatório, ainda se considera muito aquém do estado em que deveria estar na década atual.

Entre as ações da Empresas 4.0 estão a promoção de diversos meios tecnológicos digitais e respetivo conhecimento, nomeadamente, no que toca:

  • à modernização dos processos produtivos e do trabalho;
  • à desmaterialização dos fluxos de trabalho;
  • às competências na utilização das tecnologias digitais;
  • ao combate à desigualdade de género no acesso às ferramentas digitais;
  • à incorporação do teletrabalho e respetivas metodologias;
  • à criação de canais digitais de comercialização de produtos e serviços (E-commerce);
  • ao reforço do ecossistema de empreendedorismo digital;
  • à adoção de uma cultura de experimentação e inovação;
  • à incorporação de tecnologias disruptivas no cerne das empresas.

Como é estruturada a componente de investimento Empresas 4.0?

A Empresas 4.0 subdivide-se em três investimentos distintos, aos quais é atribuído um total de 650 milhões de euros de investimento.

TD-C16-i01: Capacitação Digital das Empresas

A Capacitação Digital das Empresas é um dos investimentos previstos na Empresas 4.0 e é da responsabilidade do IAPMEI, I.P. em articulação com as entidades públicas que são encarregues do domínio do emprego, formação profissional e das qualificações.

Este investimento prevê a criação de dois programas de formação interligados cujo intuito é colmatar as lacunas nas competências digitais dos trabalhadores, tanto funcionários como empresários, e das empresas.

Esses dois programas de formação são a Academia Portugal Digital, uma plataforma/programa de desenvolvimento de competências digitais para os trabalhadores poderem autoavaliar o seu nível atual de competências digitais e trabalhar as suas lacunas através de um plano personalizado e de cursos gratuitos disponibilizados na plataforma Portugal Digital (portugaldigital.gov.pt), e o Emprego + Digital 2025, um programa de capacitação em tecnologias digitais dirigido especificamente aos setores da indústria, comércio, serviços, turismo e agricultura, economia do mar e construção, que foram afetados drasticamente pela transformação digital e pela pandemia.

O investimento da Capacitação das Empresas conta com um valor total na ordem dos 100 milhões de euros.

TD-C16-i02: Transição Digital das Empresas

O segundo investimento da Empresas 4.0, também a cargo do IAPMEI, I.P. em conjunto com as entidades públicas e associativas, prevê transformar os modelos de negócio das PME portuguesas com a sua respetiva digitalização, de forma a garantir não só maior competitividade, como também maior resiliência face a crises futuras ao nível da pandemia.

A Transição Digital das Empresas subdivide-se em quatro programas:

  • Rede Nacional de Test Beds, um conceito que visa a disponibilização de infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços a PME e Startups por entidades que detêm capacidade instalada através de uma rede nacional;
  • Comércio Digital, um programa de digitalização focado nas micro-PME da área do comércio para ativação dos seus canais de comércio digitais;
  • Apoio a Modelos de Negócio para a Transição Digital (Coaching0), uma iniciativa de integração de tecnologias nas empresas para o desenvolvimento de processos e competências organizacionais;
  • Empreendedorismo, reforçando a aposta estratégica de desenvolvimento do ecossistema empreendedor através de investimentos que apoiam diretamente start-ups em fase de seeding.

A Transição Digital das Empresas conta com a maior fatia de investimento da Empresas 4.0, nomeadamente, 450 milhões de euros.

TD-C16-i03: Catalisação da Transição Digital das Empresas

O terceiro e último investimento da Empresas 4.0 é efetuado através de projetos públicos de catalisação tecnológica, operando especificamente sobre a desmaterialização da faturação para a redução do uso de papel, a criação de um ambiente de negócios digital mais seguro e confiável através de um conjunto de certificações e a redução, de um modo geral, de custos através da digitalização.

A Catalisação da Transição Digital das Empresas é estruturada em 3 programas: os Digital Innovation Hubs, que, como o nome insinua, procuram centralizar um conjunto de serviços de apoio à transição digital das empresas, sobretudo nos ramos da Inteligência Artificial, HPC e Cibersegurança; a Desmaterialização da Faturação, através do Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) da AMA; e os Selos de Certificações de Cibersegurança, Privacidade, Usabilidade e Sustentabilidade, quatro novas plataformas de certificação e respetiva campanha de divulgação.

Este investimento conta com um valor de 100 milhões de euros para o cumprimento dos seus objetivos.

A que empresas se aplicam os apoios da Empresas 4.0?

A Empresas 4.0 é aplicável a todo o tipo de empresas públicas e privadas através dos avisos de candidatura publicados na plataforma oficial do Recuperar Portugal.

ROSE Accounting Services: um passo em frente para empresas 4.0

Dada a importância da digitalização, é vital dar um passo certo para assegurar a resiliência da sua empresa e preparar-se para o futuro. Felizmente, existe uma plataforma integrada que dá resposta a muitas das suas necessidades da Indústria 4.0.

O ROSE Accounting Services é uma plataforma de contabilidade colaborativa pensada para escritórios de contabilidade e empresas de todas as dimensões, que permite não só uma colaboração direta entre ambos os lados para a contabilidade, como também gerir várias facetas operacionais da sua empresa, permitindo automatizar processos como a integração de documentos e registo de movimentos, centralizar os dados numa só plataforma acessível em qualquer lugar graças à cloud e até prever resultados através dos mecanismos inteligentes do ROSE AS.

Não fique à espera que a revolução tecnológica lhe bata à porta, tome a iniciativa e peça agora mesmo uma demonstração gratuita do ROSE AS!

Partilhe este artigo:

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

Outros artigos do seu interesse