Gestão e Negócios

Forecasting: o que é e benefícios para as empresas

O desenvolvimento tecnológico é uma revolução constante no mundo dos negócios. Desde dispositivos móveis, como os smartphones, à internet, à cloud e a muitas outras inovações, cada salto em tecnologia leva a novas formas de fazer negócios ou, até, a completamente novos mercados.

Uma das inovações mais recentes (e, de facto, ainda a crescer e a evoluir) é a Inteligência Artificial e o machine learning, que trazem diversos benefícios para o mundo empresarial, um dos quais é o business forecasting. Neste artigo, elucidamos o tema para que saiba como esta nova ferramenta de previsão está a mudar a forma como empresas e contabilistas trabalham.

O que é forecasting

Forecasting (traduzido livremente para português, “previsão”, embora seja muito mais do que isso) é um modelo de previsão que tem por base a análise de dados históricos para determinar tendências futuras. A vertente empresarial, business forecasting, utiliza os dados passados da empresa para prever a evolução futura em áreas como as vendas, a receita e a procura.

Benefícios do forecasting

O principal benefício do business forecasting é providenciar informações importantes sobre o crescimento futuro da empresa, tendo por base dados comprovados no passado, para uma tomada de decisões mais acertada e um melhor planeamento estratégico. Por exemplo, tendo uma ideia concreta e realista sobre a procura que se avizinha no próximo trimestre, um empresário consegue tomar uma decisão informada para alocar os recursos de forma mais eficiente para dar resposta às necessidades dos seus clientes. Não será bem ver o futuro, mas serve quase como um mapa para navegar melhor as incertezas do futuro.

Forecasting com base em inteligência artificial

O forecasting não é uma invenção recente, no entanto, evoluiu substancialmente com o desenvolvimento rápido de inteligência artificial aplicada aos negócios nos últimos anos.

Uma das componentes vitais da inteligência artificial é aquilo a que se chama machine learning: algoritmos que criam um modelo de aprendizagem a partir de uma amostra de dados e, com base na mesma, preveem resultados futuros. Quantos mais dados a máquina tem para aprender, mais precisa fica essa previsão, pelo que só se torna cada vez mais acertada à medida que recolhe mais dados e tem mais informação sobre a qual tirar conclusões.

Ora, essa aprendizagem é exatamente aquilo que torna a inteligência artificial tão poderosa para forecasting empresarial – machine learning tem uma precisão assustadora nos resultados, sobretudo face aos métodos tradicionais, pelo que traz um enorme valor acrescentado para as empresas. Imagine saber com exatidão quase milimétrica quais serão as suas vendas no próximo trimestre, ter uma previsão rigorosa das suas despesas futuras ou até uma visão futura do crescimento da sua empresa.

Por muito futurista que soe, forecasting com base em inteligência artificial já chegou às empresas e veio para ficar. 

Forecasting na contabilidade

A contabilidade é uma área vital de todas as empresas e, portanto, o forecasting tem também um papel preponderante para a mesma, sendo uma das grandes mudanças do futuro da contabilidade. Forecasting permite usar os dados contabilísticos de uma empresa para prever os custos futuros da mesma, permitindo traçar um plano mais fiel, preparar um orçamento mais ajustado à realidade e tomar decisões sobre as direções a seguir para a empresa.

Melhor ainda: existe já uma plataforma na cloud que, com base nos dados contabilísticos e histórico da sua empresa, consegue providenciar Insights importantes tanto para contabilista como para empresário, trazendo o poder da inteligência artificial e da previsão do futuro para ambas as partes dessa relação empresarial.

Business forecasting com base em inteligência artificial e muito mais através do ROSE Accounting Services

Certamente, por esta altura, já terá entendido o potencial do forecasting tanto para empresas como para contabilistas, mas não saberá se a revolução da inteligência artificial estará ao seu alcance. As boas notícias são que sim, está e a plataforma que lhe permite aproveitar o forecasting em benefício do seu negócio traz muitas mais vantagens.

O ROSE Accounting Services é uma plataforma de contabilidade colaborativa, o que significa que as empresas e os contabilistas conseguem trabalhar em conjunto e em simultâneo numa só plataforma, disponível inteiramente online graças à cloud. Para além disso, integra automaticamente muita da informação essencial do negócio, poupando tempo e trabalho (e evitando o ocasional erro humano).

Mais do que isso tudo, o ROSE AS providencia Insights sobre o futuro do negócio graças ao forecasting e machine learning, permitindo-lhe perceber a sua evolução futura, receber avisos sobre desvios face aos seus objetivos e inclusivamente ter projeções dos resultados que esperam a sua empresa, tudo com base no seu histórico.

Do que está à espera? Peça já uma demonstração gratuita e veja em primeira mão o que a inteligência do ROSE AS pode fazer por si.

Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

Outros artigos do seu interesse