Gestão e Negócios

Marketing de Conteúdo: o que pode fazer pelo seu escritório de contabilidade

O marketing de conteúdo, embora já não seja um conceito recente, é ainda um dos pilares do marketing digital e uma das formas de promover o seu negócio com o melhor custo-benefício e os melhores resultados. Neste artigo, descubra como é que pode aplicar esta estratégia ao seu escritório de contabilidade.

O que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que passa por produzir conteúdo de qualidade e relevante para os interesses e necessidades do público-alvo, geralmente distribuído gratuitamente pelos meios digitais, de forma a atrair e reter consumidores e subsequentemente monetizá-los.

Hoje em dia, todos os tipos de empresas das mais variadas dimensões com presença digital aplicam estratégias de marketing de conteúdo para atrair utilizadores para as suas plataformas e consequentemente convertê-los em clientes, através de ferramentas como blogs, canais de YouTube, páginas nas redes sociais e outros.

Como é que o marketing de conteúdo se aplica a um escritório de contabilidade

O marketing de conteúdo ganha um relevo ainda maior no que toca a escritórios de contabilidade dado o histórico das leis de publicidade e marketing para os mesmos.

O Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados, mais concretamente o artigo 71.º, não só limita a publicidade dos serviços aos contabilistas certificados, sociedades profissionais de contabilistas certificados ou sociedades de contabilidade inscritos na Ordem, ou até um responsável técnico designado junto da Ordem no caso destas últimas, como também requer que a publicidade seja objetiva e verdadeira, a respeitar rigorosamente os deveres deontológicos, o sigilo profissional e as normais legais sobre publicidade e concorrência.

O marketing de conteúdo é uma das melhores formas de cumprir à risca todas essas exigências, ao mesmo tempo que posiciona o seu escritório como especialista no ramo, já que, no caso da contabilidade, permite-lhe expor informação importante para os seus clientes na Internet, como, por exemplo, esclarecimentos sobre dúvidas comuns ou problemas recorrentes para os quais um utilizador possa fazer uma pesquisa online.

Como desenvolver um plano de marketing de conteúdo

Desenvolver um plano de marketing de conteúdo segue as linhas gerais do planeamento de uma estratégia de marketing para o seu escritório de contabilidade, mas com um foco mais concreto:

1. Defina o seu público-alvo e o seu posicionamento

O primeiro passo é perceber para quem quer comunicar e qual o posicionamento que quer assumir. Em particular, se o seu escritório de contabilidade se especializa em algum tipo de cliente ou área, será para esse segmento em concreto que deverá apontar. Tal como em tudo no marketing, quando mais específica a sua segmentação (targeting), melhores serão os resultados que conseguirá atingir.

2. Perceba que palavras-chave o seu público pesquisa sobre contabilidade

O marketing de conteúdo só funciona se responder às necessidades do seu público-alvo, caso contrário, estará a trabalhar para aquecer. Como tal, o primeiro passo é perceber o que é que os seus potenciais clientes querem saber e a melhor forma para lá chegar é descobrir que termos específicos é que os mesmos pesquisam online em motores de busca como o Google. Tente colocar-se no lugar do seu cliente e visualize que respostas é que procuraria obter.

3. Selecione os temas que vai abordar

Depois de perceber quais as pesquisas que o seu segmento-alvo faz sobre contabilidade, chega a altura de definir mais concretamente quais os temas que vai abordar com o seu conteúdo, procurando sempre responder às necessidades que essas pesquisas espelham.

4. Desenvolva o seu conteúdo sempre a pensar no seu cliente

Após ter os temas presentes, o passo seguinte é óbvio: produzir conteúdo! É importante ter em conta que marketing de conteúdo eficaz envolve produzir conteúdo de qualidade, o que significa conteúdo original, bem escrito, coerente, organizado e com referências e pesquisa para justificar as suas premissas.

5. Prepare uma estratégia comercial que leve o seu potencial cliente a entrar em contacto

Mantenha em mente que o conteúdo digital não gera contactos magicamente; é preciso preparar uma estratégia que não só os traga até ao seu conteúdo, mas que depois os guie até ao seu contacto e os estimule a dar o próximo passo. Para isso, inclua sempre uma chamada à ação (call-to-action) no seu conteúdo, preferencialmente no final, que indique ao seu potencial cliente para contactá-lo caso precise dos serviços que refere no conteúdo ou para qualquer outro apoio de contabilidade.

6. Publique na sua plataforma digital ou na que melhor chega ao seu público-alvo

Após desenvolver o seu conteúdo, terá necessariamente de o publicar online para que possa chegar ao público pretendido. A melhor solução nesse caso é sempre ter a sua plataforma própria que esteja sempre sob o seu controlo – um blog é, regra geral, a opção ideal e a mais tradicional no marketing de conteúdo –, mas também pode recorrer a outros canais, como redes sociais, plataformas de blogging, jornais da especialidade e YouTube para publicar o seu conteúdo.

Continue a evolução digital do seu escritório de contabilidade com o ROSE Accounting Services

O marketing não é a única forma da inovação digital poder apoiar o seu escritório de contabilidade. Existe também um software de gestão criado a pensar em si, no seu cliente e na relação entre ambas as partes.

Esse software é o ROSE Accounting Services, uma plataforma que assenta no conceito disruptivo da contabilidade colaborativa, em que tanto contabilista como empresário têm um papel mais interativo e proativo para a contabilidade, e condensa, numa só plataforma, a resposta aos principais desafios que um escritório de contabilidade enfrenta nos dias de hoje, entre os quais um aumento da produtividade, redução da burocracia e automatização de processos para que se possa focar no que realmente traz valor ao seu cliente: o seu acompanhamento personalizado e aconselhamento na gestão do negócio.

Peça já a sua demonstração gratuita do ROSE AS e descubra em primeira mão o que a evolução digital pode fazer por si!

Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

Outros artigos do seu interesse