Gestão e Negócios

Factoring: o que é e como funciona?

Factoring: o que é e como funciona?

É certo que os problemas de liquidez e de tesouraria surgem, muitas vezes, de atrasos de pagamentos de faturas e esta é uma questão que, à primeira vista, não tem uma solução imediata. Mas é nesta perspetiva – e para dar resposta a problemas de tesouraria das empresas – que existem soluções como o Factoring ou o Confirming, disponíveis para empresas que pretendam liquidez imediata.

Esta é uma forma de cobrar dívidas de terceiros através do adiantamento dos valores faturados aos clientes. Mas como se processa?

O que é o factoring?

Imagine que a sua empresa prestou um serviço, mas o cliente ainda não realizou o pagamento. Neste caso, pode optar por contratar o serviço de Factoring, no qual o banco fica encarregue das cobranças ao cliente devedor.

Quando um pagamento de um produto ou serviço não é realizado ou feito de imediato, começam a emergir problemas de tesouraria que, muitas vezes, atingem escalas elevadas e preocupantes que resultam em prejuízos para as empresas. O mecanismo de Factoring serve para resolver isso mesmo: dar resposta a muitas dessas dívidas ao antecipar as receitas.

Trata-se, no fundo, de um apoio financeiro no qual o banco disponibiliza à empresa um montante até ao valor da dívida do cliente. Este método traduz-se, então, na aquisição de créditos online a curto prazo (faturas), por uma instituição financeira, resultantes da prestação de serviços ou venda de produtos. Ou seja, converte créditos comerciais, sobre clientes devedores, em liquidez imediata.

A instituição financeira responsabiliza-se, assim, por gerir a cobrança de faturas dos clientes da empresa. Em troca, a empresa cobra as faturas antes do tempo previsto. Assim, evita o risco de insolvência e obtém liquidez de forma quase imediata.

A grande finalidade é ajudar na gestão diária das empresas. Ao recorrer ao Factoring é possível libertar recursos para que a empresa se possa dedicar à sua principal atividade.

Como se processa o Factoring?

O mecanismo de Factoringencontra-se legalmente enquadrado no Decreto Lei número 171/95 de de 18 de Julho. No fundo, é semelhante a uma linha de financiamento em caso de falta de liquidez e reais dificuldades de gestão da sua tesouraria.

Imaginemos que a empresa X emite uma fatura ao cliente Y. A empresa X precisa, no entanto, de liquidez para adquirir recursos. A solução passa por contratar um serviço de Factoring. A instituição financeira adianta o dinheiro da fatura emitida ao cliente Y. Assim, a empresa X cede os direitos de cobrança à instituição financeira.

Quais as partes de um processo de Factoring?

As partes que intervêm neste processo são:

  • A empresa (aderente): É quem presta o serviço e cede os seus créditos sobre clientes ao banco. Contrata o serviço de Factoring e faz a cobrança adiantada das faturas;
  • O banco (factor): É a instituição financeira, normalmente o banco ou sociedade de Factoring, que faz de intermediário. Responsabiliza-se pela cobrança junto dos devedores – os clientes – e antecipa os recebimentos junto da empresa;
  • Os clientes (devedores): São os adquirentes de serviços ao aderente. Devem pagar as faturas em dívida ao banco.

As vantagens de recorrer ao Factoring

Por se tratar de um serviço de apoio financeiro que oferece liquidez imediata à empresa, o Factoring traz diversos benefícios:

  • Maior capacidade de negociação com os clientes;
  • Pagamentos mais rápidos e liquidez imediata;
  • Redução de custos envolvidos no processo de cobranças junto dos clientes;
  • Simplificação das operações de gestão da tesouraria: o Factoring supõe que a gestão de cobranças seja feita externamente. Assim, a empresa pode focar os seus recursos nas suas principais atividades;
  • Melhor planificação da tesouraria;
  • Melhora os rácios de endividamento: a empresa não terá a necessidade de pedir empréstimos ou outros serviços de crédito;
  • Redução dos prazos médios de recebimentos e pagamentos.

Mas nem tudo são benefícios. O Factoring também apresenta alguns inconvenientes. A principal desvantagem deste serviço é o custo elevado com a instituição financeira, associado ao serviço de Factoring. Isto porque a empresa aderente fica obrigada a pagar:

  1. Uma comissão de cobrança com base no montante de créditos a ceder, número de faturas e de devedores e na sua qualidade, além das condições de pagamento, no risco de crédito e no tipo de serviços complementares requisitados.
  2. Uma taxa de juro, devido ao adiantamento realizado pela entidade financeira.

Como simplificar a contabilidade e gestão da sua empresa?

Uma gestão financeira controlada e a tesouraria saudável dependem, muitas vezes, da monitorização do estado do negócio em tempo real – além da possibilidade de prever como poderá evoluir no futuro. E uma gestão de tesouraria bem estruturada é essencial para manter um negócio saudável.

Com o ROSE Accounting Services, uma plataforma cloud de gestão e contabilidade colaborativa, Empresas e Escritórios de Contabilidade trabalham em conjunto, a qualquer hora e lugar, na mesma plataforma.

Com a saúde da tesouraria sempre controlada, o papel do contabilista passa pela projeção do futuro e apoio nas decisões financeiras mais estratégicas. E com informação sempre atualizada sobre o fluxo de caixa, o controlo da liquidez deixa de ser uma preocupação para empresários e menos uma dor de cabeça noutros processos que envolvem o contabilista.

O ROSE AS permite que, numa única plataforma, caso seja contabilista, possa fazer toda a gestão do seu Escritório de Contabilidade e acompanhar os seus clientes em todo os processos de contabilidade e reporte fiscal, gestão de ativos e processamento salarial. Mas sempre com o benefício de o fazer mais rápido e com menos esforço do que está habituado. E tem ainda o apoio de mecanismo de inteligência artificial que o ajudam no apoio à gestão dos seus clientes. Peça já a sua demonstração gratuita.

Partilhe este artigo:

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

Outros artigos do seu interesse