Marketing e Comercial

6 vantagens do Inbound Marketing para escritórios de contabilidade

O marketing e a publicidade não são temas que venham naturalmente a todos os contabilistas – afinal de contas, não é esse o seu trabalho –, mas são ainda assim um pilar importante na gestão de um escritório de contabilidade.

As novas tendências tecnológicas abriram as portas a uma diversidade de novos canais e ferramentas de marketing, entre as quais o Inbound Marketing. Descubra o que é esta nova variante de marketing digital e como pode aplicá-la na promoção do seu escritório de contabilidade.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ao contrário das técnicas de marketing clássicas, foca-se em atrair potenciais consumidores no momento em que estão à procura de soluções para problemas aos quais o seu negócio consegue responder. Neste sentido, é o oposto do chamado Outbound Marketing, em que é usada uma abordagem direta em massa para comunicação e publicidade.

Canais de Inbound Marketing

Entre os canais de Inbound Marketing incluem-se:

  • Publicidade online;
  • Marketing nos motores de busca como o Google;
  • Marketing nas redes sociais;
  • Relações públicas;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Marketing de afiliados;
  • Marketing de influência.

    6 vantagens do Inbound Marketing para o seu escritório de contabilidade

    1. Melhores resultados do que as estratégias de marketing tradicionais

    Como o Inbound Marketing procura chegar aos seus potenciais clientes quando os mesmos estão à procura de soluções para os seus problemas, os resultados deste tipo de estratégia são muito mais apurados do que os canais mais tradicionais, visto que respondem a uma necessidade concreta quando a mesma surge.

    Um bom exemplo é o marketing de conteúdo, que permite desenvolver uma estratégia em que os clientes chegam até à sua presença digital quando estão a pesquisar pela resposta a uma dúvida ou problema concreto, permitindo, assim, demonstrar o seu conhecimento e experiência com a contabilidade para, desta forma, dar logo um primeiro passo de confiança na sua futura relação e mais facilmente converter essa visita num novo cliente.

    2. As estratégias de Inbound Marketing são escaláveis

    Enquanto, no Outbound Marketing ou marketing tradicional, o seu investimento pode ser bastante avultado logo à partida sem promessa de resultados, no Inbound Marketing até as estratégias pagas, como a publicidade online, começam com um investimento significativamente menor e são escaláveis – ou seja, é possível expandir o seu alcance para conseguir ainda melhores resultados, seja através de maior investimento ou de maior aplicação das suas estratégias a um público mais alargado.

    3. Aumenta a visibilidade e alcance do seu negócio

    Uma das principais dificuldades na angariação de novos clientes para qualquer escritório de contabilidade é conseguir a visibilidade de que precisa para que novos clientes o encontrem.

    As estratégias de Inbound Marketing estão pensadas exatamente para aumentar os canais pelos quais o seu escritório pode ser encontrado, permitindo estar presente em vários locais distintos sem envolver custos astronómicos e conquistar, assim, uma maior visibilidade.

    4. Permite posicionar o seu escritório de contabilidade como especialista na área

    Muito do trabalho de Inbound Marketing envolve a criação de conteúdo, desde o copy de anúncios pagos à produção de conteúdo de elevada qualidade para marketing de conteúdo ou redes sociais.

    A consequência indireta de todo esse trabalho é que não só conquista novos clientes com isso, como forma uma imagem do seu escritório de contabilidade enquanto especialista ou até thought leader na área, permitindo alcançar ainda mais credibilidade e, logicamente, melhores clientes.

    5. É uma solução mais eficaz a nível de custos para o seu negócio

    Como já referido, o Inbound Marketing não parte de custos elevados; pelo contrário, embora exijam muita estratégia, empenho e planeamento, muitas das metodologias associadas a este tipo de marketing têm um custo mais baixo ou até nulo. Tendo em conta a correspondente taxa de resultados associada a esse investimento, isto significa que o Inbound Marketing é das estratégias com melhor relação custo-benefício para qualquer tipo de negócio.

    6. Os resultados são muito mais mensuráveis

    Não será provavelmente controverso dizer que todos os contabilistas gostam de números. Como tal, o marketing tradicional e os resultados vagos do mesmo, traduzidos geralmente por “alcance” ou “notoriedade” e não necessariamente por vendas concretas e diretas, podem frustrar quem naturalmente prefere dados reais.

    Dessa perspetiva, o Inbound Marketing é a solução ideal para qualquer contabilista, visto que estas estratégias, ligadas ao Marketing Digital, permitem seguir os resultados desde a primeira impressão até à concretização do contacto em novo cliente, o que significa que pode realmente medir o benefício direto do seu investimento.

    O ROSE Accounting Services é a ferramenta ideal para contabilistas que gostam de planear para o futuro

    O aliado perfeito para um escritório de contabilidade que procura fazer crescer o seu negócio através de novas soluções é o ROSE Accounting Services, uma plataforma inovadora de contabilidade colaborativa que permite ao contabilista e ao seu cliente trabalharem em conjunto em prol do seu negócio, com todo o tipo de ferramentas modernas para elevar essa relação a qualquer hora e em qualquer lugar. Peça agora a sua demonstração gratuita!

    Tags:
    Partilhe este artigo:

    Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

    O ROSE AS está a mudar a forma como Contabilista e Empresário trabalham.

    Outros artigos do seu interesse