Gestão e Negócios

7 tipos de serviços de contabilidade que o seu escritório pode oferecer

Tipos de serviços de contabilidade que o seu escritório pode oferecer

São vários os serviços de contabilidade que o seu escritório pode oferecer, desde a simples contabilização de documentos, até se tornar num verdadeiro conselheiro de negócio, a quem os seus clientes recorrem com toda a confiança.

A chave para descobrir que serviços de contabilidade oferecer no seu escritório de contabilidade passa por perceber quais são os que o diferenciam dos seus concorrentes e os que mais valor trazem aos seus clientes. Neste artigo, damos-lhe algumas ideias.

Que serviços de contabilidade pode oferecer aos seus clientes

Mais do que a figura do tradicional contabilista, a tendência crescente do serviço contabilístico passa por oferecer um serviço de consultoria e de apoio constante ao empresário nas suas decisões fulcrais.

O papel da contabilidade é bastante abrangente, passando pela recolha, verificação e registo de documentos e uso da informação obtida para tirar conclusões sobre a saúde financeira presente e futura dos negócios, ajudando a fazer os ajustes necessários para não só sobreviverem, como também para crescerem com saúde.

Abertura e encerramento de atividade

Seja no caso de empresas ou no caso de trabalhadores independentes, um dos primeiros passos a tomar é a abertura da atividade. Além de ser uma mais valia dar apoio ao empresário nesta fase crítica, é também uma forma de o acompanhar desde o início da sua jornada e ir acumulando confiança para prosseguir com os restantes serviços.

Pode ainda, mesmo antes de abrir atividade, aconselhar sobre qual será a melhor forma de constituir o negócio e quais são os códigos CAE ou CIRS principais e secundários mais apropriados para a sua atividade e para as planeadas. Desta forma, poderá poupar no futuro trabalho com este tipo de alterações por não terem sido escolhidos corretamente.

Como escritório de contabilidade, pode ainda aconselhar qual o melhor regime tributário para enquadrar a atividade, deixando claras as vantagens de recorrer a serviços de contabilidade tanto no de contabilidade organizada (obrigatório) como, mais pontualmente, no regime simplificado.

Por outro lado, pode oferecer o serviço de encerramento de atividade e das contas da empresa, um processo também burocrático em que é obrigatória a intervenção do contabilista certificado.

Contabilização de documentos e entrega das obrigações fiscais

Incluímos na listagem também o serviço de contabilidade mais básico, o da contabilização de documentos e entrega das obrigações fiscais.

É devido à necessidade de cumprimento de obrigações fiscais declarativas e de pagamento que grande parte dos seus clientes vai procurar serviços de contabilidade e, por isso, deve deixar claro qual é a vantagem de optar pelo seu escritório em vez de outro.

Do serviço de contabilização farão parte serviços como reconciliações bancárias e preenchimento de demonstrações financeiras, incluindo fechos de períodos e construção do dossier fiscal. Isto além do obrigatório apuramento de impostos nas datas corretas.

A sua principal vantagem neste campo será garantir uma comunicação consistente com o seu cliente para que este possa tomar as suas decisões de forma informada com o seu input.

Consultoria e planeamento fiscal

O planeamento fiscal tem como fim uma gestão do negócio com vista a reduzir o montante de das despesas fiscais, evitando pagar impostos desnecessários e usufruindo de benefícios fiscais disponíveis a todos os negócios, como, por exemplo, incentivos ao investimento, e deve ser feito pelo menos uma vez por ano.

Os impostos que constituem o sistema fiscal português são diversos e nem sempre os empresários sabem quando as suas ações podem incorrer em custos acrescidos; um caso concreto disso são as tributações autónomas, que são, na maioria das vezes, evitáveis quando se conhece a legislação.

Além disso, disponibilizar este tipo de serviços de contabilidade ajuda a que haja menos momentos de pânico aquando do apuramento de impostos, uma vez que não há grandes surpresas.

Consultoria financeira

As empresas vivem de rendimentos e crescem investindo esses rendimentos. Na hora de decidir onde investir, os serviços do seu escritório de contabilidade poderão fazer a diferença.

Ao oferecer consultoria financeira, poderá, com base nos registos contabilísticos, nas perspetivas de valores a receber e nas de valores a pagar, aconselhar acerca dos melhores investimentos a fazer e em que altura. Poderá ajudar a avaliar a viabilidade dos investimentos planeados e respetivo impacto nas contas da empresa, bem como o retorno esperado desses investimentos.

Processamento salarial e comunicações com a Segurança Social

A parte da gestão de recursos humanos que envolve mais burocracia e legislação é a ligada ao processamento correto de vencimentos e o seu escritório de contabilidade deve estar preparado para oferecer este serviço.

A gestão de entradas e saídas e processamentos de salários e direitos como férias e subsídios de férias e de Natal, além de garantir que o empregador (o seu cliente) paga atempadamente aos seus funcionários, devem fazer parte do seu leque de serviços de contabilidade. Além disso, é importante incluir a entrega das declarações mensais e anuais, bem como o apuramento de contribuições e impostos a pagar.

Se quiser ir mais além, pode incluir as comunicações de início, cessação e alteração de contratos de trabalho e o preenchimento das declarações de desemprego – hoje em dia, são feitos online, pelo que é um serviço fácil de efetuar e oferece uma mais valia aos seus clientes.

Auditoria

A auditoria das contas passa por analisar os movimentos passados e garantir que não há erros ou incongruências. Além de ser um serviço importante para o seu cliente não ter problemas aquando de fiscalizações, é importante para si quando recebe um cliente novo: por um lado, fica a saber o estado do cliente e garante um início tranquilo e, por outro, fica com informação para prestar um correto aconselhamento estratégico.

Serviços de contabilidade digitais

Com a evolução da tecnologia e a tendência de decréscimo da figura do local físico de trabalho, além da crescente necessidade de tornar as empresas incrementalmente mais sustentáveis, cada vez fazem menos sentido as deslocações para falar com o contabilista e a transferência de quantidades imensuráveis de papel para serem introduzidos na contabilidade.

É por isso que os escritórios de contabilidade digital são uma tendência crescente, destinada a revolucionar os processos contabilísticos. Ao oferecer serviços de contabilidade digitais aos seus clientes, com a consequente digitalização de documentos e automatização dos procedimentos morosos, não só aumenta a sua produtividade e liberta tempo para dar apoio nas áreas que realmente lhes trazem valor, como possibilita a comunicação e a consulta de informação em tempo real

ROSE AS: o aliado na digitalização dos serviços de contabilidade

O futuro é a digitalização e o ROSE Accounting Services está na linha da frente para lá chegar. O ROSE AS é uma plataforma de gestão colaborativa que funciona na cloud, em que o escritório de contabilidade e o seu cliente trabalham sobre a mesma informação em simultâneo.

Os procedimentos contabilísticos são automatizados e é eliminada a necessidade de duplicação de processos e consequente incidência de erros, uma vez que a informação das vendas, despesas, compras, recebimentos e pagamentos são integradas na contabilidade, o que torna o apuramento de impostos e resultados simples e permanentemente atualizado.

Com o ROSE AS, até o processamento de vencimentos é efetuado com poucos cliques, uma vez que o seu cliente pode marcar diretamente as férias, as ausências justificadas e injustificadas, horas extra, bem como os dados dos trabalhadores, informação que passa diretamente a contabilidade. Melhor ainda, o ROSE AS permite a geração automática das declarações oficiais para a Segurança Social.

Ofereça os serviços de contabilidade que realmente interessam e torne-se um verdadeiro aliado dos seus clientes: solicite uma demonstração gratuita do ROSE AS!

Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhe numa plataforma cloud colaborativa e integrada, onde e quando quiser.

Outros artigos do seu interesse

Pessoas e Remunerações

Licença sem vencimento: o que é e como funciona

Sabia que os colaboradores de uma empresa podem pedir uma licença sem vencimento? Podem fazê-lo em diversas situações e há algumas nas quais a empresa não pode recusar. Saiba tudo neste artigo.